21/08/2019 às 12h31min - Atualizada em 21/08/2019 às 12h31min

Rússia e China criticam teste de míssil dos Estados Unidos

A Rússia e a China manifestaram forte reação ao teste de lançamento de um míssil de cruzeiro terrestre feito pelos Estados Unidos (EUA) no domingo (18).

EBC
Rússia e China criticam teste de míssil dos Estados Unidos (Foto:Reprodução)

Esse tipo de míssil havia sido banido pelo agora extinto Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário.

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos informou que havia executado, com sucesso, o teste de lançamento do míssil, que voou por mais de 500 quilômetros antes de atingir o alvo.

Ontem, o vice-chanceler da Rússia, Sergey Ryabkov, declarou que os EUA realizaram um teste que havia sido "rigorosamente regulado pelo tratado" até duas semanas atrás. Ele disse que a Rússia está preocupada porque os Estados Unidos parecem estar determinados a aumentar o seu "potencial desestabilizador".

Ryabkov disse ainda que esses testes não podem ser conduzidos sem a preparação prévia necessária, o que provaria claramente que os Estados Unidos estavam trabalhando no desenvolvimento de tecnologias militares por um longo período, em antecipação à sua saída do tratado.

Em entrevista na terça-feira, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Geng Shuang, afirmou que o teste provou que o verdadeiro objetivo de Washington em sair do tratado era o de poder realizar ao máximo testes de mísseis avançados, além de buscar uma supremacia militar unilateral.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Emprego no Brasil