20/04/2017 às 19h06min - Atualizada em 20/04/2017 às 19h06min

STF julgará os processos da Lava-Jato independentemente de tentativa de atraso, diz Cármen Lúcia

Preocupação é que muitos casos poderiam prescrever antes de serem julgados

Agência O Globo

STF julgará os processos da Lava-Jato independentemente de tentativa de atraso, diz Cármen Lúcia (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

 

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, afirmou que a corte vai julgar os processos da Lava-Jato mesmo que haja qualquer "tentativa de atraso". Com tantos processos no tribunal, há ministros receosos de que muitos deles possam prescrever antes de serem julgados - o que significaria, na prática, o arquivamento dos casos por excesso de tempo tramitando, sem a punição dos investigados.

"O Supremo Tribunal Federal julgará os processos da Lava-Jato que são de sua competência independentemente de qualquer percalço ou tentativa de atraso, honrando a responsabilidade jurídica e a importância histórica que a guarda da Constituição lhe confere", declarou a ministra, por meio de sua assessoria de imprensa.

Cármen Lúcia também abriu sindicância interna para investigar o vazamento das decisões do relator da Lava-Jato, ministro Edson Fachin, quando elas ainda estavam em sigilo. Na semana passada, o ministro abriu 76 inquéritos contra políticos dos principais partidos políticos. A comissão é composta por três servidores do tribunal. A ministra quer "apurar fatos relativos à quebra de sigilo das informações processuais para se adotarem as providências legais cabíveis". O prazo da sindicância é de 30 dias.

 

Tags »
STF processos Lava-Jato independentemente tentativa atraso Cármen Lúcia
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Moeda Valor
Dólar 3.2654
Euro 3.6478
Peso Argentino 0.2041
Bitcoin 10098.979