20/04/2017 às 11h30min - Atualizada em 20/04/2017 às 11h30min

Entenda a decisão de Theresa May de antecipar as eleições no Reino Unido

May anunciou que quer adiantar as eleições no país para 8 de junho -pelo calendário original, elas deveriam acontecer em maio de 2020, respeitando um intervalo de cinco anos entre eleições. A mudança surpreendeu, pois May vinha dizendo que não pretendia adiantar as eleições.

Folhapress

Entenda a decisão de Theresa May de antecipar as eleições no Reino Unido (Foto:Divulgação)

 

QUAIS FORAM AS REAÇÕES?
Aliados de May no governista Partido Conservador saudaram o anúncio da primeira-ministra. Jeremy Corbyn, líder do Partido Trabalhista, principal legenda da oposição, disse que também apoia a decisão. Com isso, o governo deve atingir os votos necessários (dois terços da Câmara dos Comuns, ou 434 votos) para antecipar as eleições.

POR QUE AGORA?
Neste momento, os conservadores aparecem nas pesquisas com até 20 pontos de vantagem sobre a oposição trabalhista, mais do que na eleição passada, em 2016, quando o partido obteve apenas cinco cadeiras a mais que a metade do Parlamento.
Caso elas ocorressem apenas em 2020, o desempenho do governo nas eleições poderia ser prejudicado por uma queda de popularidade diante da expectativa de perdas econômicas devido à saída da União Europeia.

O QUE MAY QUER COM ISSO?
May, que chegou ao poder em junho de 2016 depois da renúncia de David Cameron devido à derrota no plebiscito do "brexit", busca um apoio político mais claro para negociar a saída britânica do bloco regional. Atualmente, sua base de apoio no Parlamento é frágil.

E COMO FICA O 'BREXIT'?
May deflagrou há algumas semanas o início do divórcio com a UE, o qual deve se completar após cerca de dois anos de negociação. Caso a primeira-ministra saia vitoriosa nas eleições, ela terá mais força para negociar os termos de separação com o bloco regional e conseguir um acordo mais favorável ao Reino Unido.

Tags »
Entenda Theresa May
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Moeda Valor
Dólar 3.2654
Euro 3.6478
Peso Argentino 0.2041
Bitcoin 10098.979