14/02/2017 às 12h58min - Atualizada em 14/02/2017 às 12h58min

Caminhos da Cidadania seleciona 100 jovens da Estrutural

Programa beneficia adolescentes em situação de risco social com bolsa e atividades voltadas para permanência na escola

Agência Brasília

Caminhos da Cidadania seleciona 100 jovens da Estrutural (Foto: EBC)

 

Saiu nesta segunda-feira (13) a relação de 100 jovens selecionados para o programa Caminhos da Cidadania, que prevê atividades de convivência, participação e permanência no sistema de ensino. Aos adolescentes será concedida bolsa mensal de R$ 190, como incentivo. A lista está disponível no Centro de Convivência da Estrutural.

Criado pela Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, o programa vai formar grupos para trabalhar com jovens de idade entre 15 e 17 anos, em temas ligados a convivência e formação profissional. No total, houve 230 inscrições.

As unidades da pasta na Estrutural — Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) — identificaram, entre os inscritos, adolescentes que exerciam trabalho insalubre e degradante no aterro controlado do Jóquei.

Eles tiveram prioridade para participar do Caminhos da Cidadania, para evitar que retornem à condição desumana anterior. A ação faz parte do trabalho da secretaria para garantir proteção social às famílias dos catadores de material reciclável do local.

A Estrutural foi a região escolhida para a retomada do programa, segundo a subsecretária de Assistência Social, Solange Martins, porque tem elevado número de famílias de catadores que atuam no aterro do Jóquei.

A medida é estratégica, explica ela, “para retirar esses adolescentes da situação de vulnerabilidade e risco social” em que se encontram. “O programa não é só bolsa. O fundamental são as atividades desenvolvidas”, observa.

A bolsa é financiada com recursos da cerca de R$ 85 mil mensais, oriundos do Fundo de Assistência Social do DF.

As oficinas terão início em 1º de março no Centro de Convivência da Estrutural. Em 20 de fevereiro começam as reuniões com as famílias para esclarecimentos. A participação no programa terá duração de 12 meses, prorrogável por igual período.

Tags »
Caminhos Cidadania seleciona 100 jovens Estrutural
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Moeda Valor
Dólar 3.1574
Euro 3.371
Peso Argentino 0.2036
Bitcoin 3907.2